quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Resultados..

Mais uma vez, o silêncio e a paciência se mostraram altamente eficazes ao meu crescimento. Já nos primeiros dias, pude perceber muitas coisas que não percebemos quando estamos envolvidos por tudo à nossa volta, e só ficou claro pra mim quando tive essa oportunidade de me afastar um pouco de tudo.




Foi uma semana difícil.. Diferente do que parece, não é fácil falar só o necessário, principalmente quando estamos com nossos amigos por perto.. A todo momento, estamos falando tudo o que queremos e o que vem à nossa cabeça, e em meio a tanta distração mal podemos parar para observar. Observar detalhes, como o que os seus amigos estão sentindo e assim aprender um pouco mais sobre eles, observar o que seus pais andam fazendo por você (geramente fazemos questão de ignorar essa parte), observar tudo o que acontece em nossa vida, em cada dia: o que as pessoas pensam de nós, fazem por nós, querem de nós.. e vice-versa.

Outro ponto importantíssimo foi a questão dos valores. Dizem que só damos valor às coisas quando as perdemos, e pude sentir na pele que é verdade.. É claro que todos nós (ou pelo menos a maioria, eu espero!) sabemos valorizar muito bem nossas amizades, nossa família e até nossos colegas, mas mesmo assim não conseguimos realmente ver a importância que todos eles, individualmente e em conjunto, têm para nós. A cada minuto dessa semana eu morri de vontade de correr atrás de alguém e falar tudo o que eu precisava, mas ao mesmo tempo me esforcei para não quebrar o silêncio, e isso realmente me deixou maluco às vezes. Senti muita falta de tudo e todos, por minha própria 'culpa', e com certeza olharei para os meus amigos com outros olhos daqui pra frente.

Além disso, eu gostei muito das atitudes que esses meus amigos tiveram: alguns respeitaram a minha semana e por isso evitaram falar o desnecessário comigo, outros até me chamaram pra sair e disseram que não gostavam dessa semana porque sentiriam minha falta.. Fiquei muito feliz com tudo isso. Todos se mostraram amigos fiéis e presentes, cada um com sua forma de o expressar.

Essa semana, que no começo pode ter parecido 'desperdício' para alguns expectadores acabou sendo super proveitosa pra mim, e eu fiquei muito satisfeito. E isso tudo foi só falando do silêncio! Sobre as outras penitências, ainda será conversado entre nós 4, e se eu puder eu deixo falando alguma coisa nos comentários depois!

A semana já acabou, mas o importante é que o que eu aprendi nela vai ser levado por mim e lembrado a cada dia, e o que foi bom vai continuar sendo praticado.

 E você, já praticou seu silêncio hoje?

~ Saulo Costa .

2 comentários:

  1. às vezes pecamos contra nós mesmos e nos excedemos por falarmos demais. Cada qual deveria aprender como o silêncio é bom para que possamos refletir. Nem sempre falar é o essencial, mas sim ouvir a si mesmo. Que bom que você é uma pessoa que aprende com a paciência e o bendito silêncio. Isso mostra uma personalidade perceptiva, talvez bem esse que faça falta a muitos.

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo, obg pelo comentário lá no meu blog ;)
    Às vezes cada um precisa do seu tempo de silêncio, pra pensar no que está acontecendo ao seu redor, pra observar as pessoas, observar a cidade, analisar mais profundamente a própria vida. Nem todo mundo faz isso, mas quem faz, faz de maneiras diferentes, muitas vezes nem percebe que está fazendo. Você decidiu que estava precisando disso, mas eu não decido, quando acontece eu mal percebo, quando dou por mim estou deitada no meu quarto olhando o teto e pensando, ou estou andando pela rua sem reparar nada além do meu próprio pensamento.
    Acho que isso ajuda as pessoas a se encontrarem e conhecerem mais sobre a sua humanidade ;)

    ResponderExcluir