sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A dualidade do amor

Ahh, o amor.. Um sentimento dificílimo em sua teoria, e mais difícil ainda em sua prática. Um sentimento que o ser humano nunca vai entender totalmente, nunca vai saber interpretá-lo, nunca vai conhecer seus limites, nunca vai saber do que se trata e aonde pode nos levar.
Quando eu achava que o conhecia suficientemente para saciar minha vontade de entendê-lo, novos acontecimentos e pensamentos me fizeram renovar completar minha ideologia, me levando a descobrir que na verdade dele eu não sabia praticamente nada..
E uma coisa que eu percebi ultimamente é que o amor é formado de dois grandes abismos. Dois abismos bem próximos, e ao mesmo tempo muito distantes. Dois abismos totalmente opostos, mas que alguns detalhes definem para qual vamos cair. Dois abismos distintos por alegria e tristeza, sanidade e loucura, bom humor e mau humor, sonhos encantados e pesadelos horríveis, felicidade plena e mágoa arrasadora. Dois abismos separados por um 'sim' ou um 'não'.


Percebi que o amor é como uma aposta alta, que quando a jogamos podemos sair ricos ou pelados. Isso porque, quando nos entregamos a um amor, automaticamente estamos nos colocando diante desses dois abismos, e não temos o direito de escolher para qual deles vamos cair.
Ele nos toma inteiramente: de corpo, alma, cabeça e coração. Por isso acabamos ficando tão 'vulneráveis' a estar tão bem ou tão mal, porque todo o nosso ser vai reagir em função desse poderoso sentimento e suas consequências, sejam elas boas ou ruins.

Infelizmente muitas pessoas deixam de se entregar a um amor por medo dessas consequências, que podem ser ruins. Deixam de se entregar a um amor com medo de sofrer, com medo de não dar certo. A essas pessoas, eu deixo o meu conselho: amem. Amem sem medo das consequências, amem sem medo de não serem correspondidos, amem sem medo de se tratar de um amor impossível, amem sem medo do que as pessoas vão pensar, amem sem medo de serem felizes. Todos nós sabemos que podem vir problemas, mas é sempre bom colocar em primeiro plano tudo de bom que um amor verdadeiro pode nos dar. Cada pensamento, cada sonho, cada carinho, cada beijo, cada gesto, cada olhar, cada abraço, cada presente.. Isso tudo compensa (e com folga!) qualquer problema que pode vir.

Apenas uma restrição eu deixo para essa entrega: não se entreguem a um amor se não tiverem certeza que ele é veradeiro e te fará crescer. Não se deixem cair na ideia de que só se chega ao amor por experiências, pois isso eu posso garantir que não passa de uma ilusão. Não se deixem levar por essa de 'vou deixar rolar e ver aonde vai', porque só há uma possibilidade de resultado: você vai se apegar (apegar, não amar) e vai jurar que é amor, quando não passa de um fogo que se acendeu porque você 'deixou rolar'. Sei disso porque já vi acontecendo com pessoas à minha volta, amigos que se entregaram a um falso amor e depois sofreram.
Eu acredito que valha a pena sofrer por um amor verdadeiro (e garanto também que não há caminho sem desafios para um amor verdadeiro), mas não vale a pena se entregar por uma coisa que acaba e vai te fazer sofrer em vão. Não é uma troca justa, é algo que pode levar um pedaço de si embora..

Pode ser que isso que eu penso hoje ainda mude, pode ser que eu ainda esteja longe de entender este grande mistério.. Mas é o mais próximo que eu posso chegar de ver alguma lógica nisso tudo, se é que ela existe.. Sei que ainda tenho muito a aprender, e torço para que um dia fique mais claro para mim. Vou estar sempre aqui, expondo o que eu aprender!

~ Saulo Costa .

14 comentários:

  1. Saulo, parabens. Serio, voce disse tudo ai. Eu espero que todos consigamos entender o que eh o amor. Infelizmente, meu amor eh quase impossivel, mas nao desisto ! Espero que voce encontre (se jah nao encontrou :P) seu amor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!!!
    Acho que o medo de se magoar e se decepcionar fazcom que não deixemos que o amor que sentimos por alguém não aconteça. Como você disse, não devemos desistir apenas pelo medo de não sermos correspondidos.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Guilherme! ;D
    não se preocupe se o seu amor é quase impossível ou não, só não crie falsas expectativas que possam te machucar.. tirando isso, lute sempre por ele! faça a sua parte e, se for pra acontecer, Deus vai fazer a d'Ele também!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Priscila! :D
    acho que devíamos temer menos e arriscar mais, mas também aprender a enxergar o que é amor e o que é tentação.. é o que eu disse ali no penúltimo parágrafo: acho que devemos nos entregar sim, mas apenas tendo certeza que é um amor puro e verdadeiro.. e não chutar o balde, 'deixando rolar'. eu queria, sinceramente, que todo mundo pudesse entender isso!

    ResponderExcluir
  5. que boom que vc gostou, Bianca! *--*
    é pra vocês que eu escrevo! :D

    ResponderExcluir
  6. e quando é que a gente pode saber se é amor ou não? Quando a gente sabe se pode se jogar e confiar completamente em alguém? Não dá pra saber de início, exatamente pq o amor não tem lógica, não tem razão, não tem um plano pra seguir. O amor é como você pular de um abismo sem saber se vai voar ou morrer. É o sim ou o não, ou simplesmente não é nada.

    depois dá uma passada no meu blog (:
    http://desventurasefazollisses.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. é exatamente esse o grande mistério! existe n maneiras de se chegar a essa descoberta, e todas estão sujeitas a erros, mesmo estando algumas mais que outras.. eu preferi aprender a separar as coisas e ter sempre paciência, pois descobri que o tempo pode ser um grade aliado nosso nessa jornada.. ele não deixa as coisas se precipitarem, e mostra tudo com mais clareza! é o que eu pude fazer para evitar ao máximo o sofrimento, sem evitar o amor!

    o amor de início parece não ter lógica mesmo.. mas depois que tudo acontece, quando podemos olhar para trás, podemos ver lógica em tudo! talvez a lógica seja exatamente não ter lógica, ou talvez o sentido somos nós quem traçamos.. eu descobri que para o amor acontecer não é necessário apenas o sentimento em si, mas também uma disposição, entrega e sinceridade de ambos os lados.. amar não é só sentir, é ter capacidade e confiança para acolher e se abandonar!

    Eu tenho uma ideia muito sublime sobre o amor.. um amor perfeito, talvez um amor parecido com aquele proposto por Platão. por isso, com essa minha ideologia, eu acredito que o amor não é quando pulamos do abismo e morremos, mas apenas quando pulamos e voamos! se algo nos faz morrer, eu acredito que possa ser qualquer coisa menos amor. um fogo de palha, uma paixonete, uma pessoa mentirosa que deixamos nos envolver.. qualquer coisa que venha à nossa vida para nos enganar, menos o nosso grande amor!

    pense nisso! :D

    (uaaau, acho que dava até pra escrever um novo tópico com isso! xD)

    ResponderExcluir
  8. às vezes a melhor escolha é você deixar a pessoa ir pra que ela possa ser feliz, mesmo que você não fique feliz - isso é amor também. Eu não sei qual é a teoria do amor proposta por Platão, mas eu sei qual é a minha, e ela não existe, pq amor pra mim é imprevisível e singular, e é uma coisa que não dá mesmo pra explicar, como disse um amigo meu: "você quer ficar pra sempre com essa pessoa?", se você disser sim é pq você a ama (:

    ResponderExcluir
  9. aaah, excelente post, me fez pensar muito =D

    ResponderExcluir
  10. isso é amor sim! :D é um amor chamado 'Philis', e é comparado ao de Jesus que deu a própria vida em amor a todos nós..

    ResponderExcluir
  11. e brigado! *-* eu fiquei muito feliz quando consegui escrever esse tópico, saiu bem do jeitinho que eu queria.. :D
    passei no seu blog também, gostei dele! :D
    tem um estilo diferente, e gostei do seu jeito de escrever também!

    ResponderExcluir